Será que rola viajar sozinha para o Marrocos? É seguro? Olha, essas perguntas martelaram minha mente por muito tempo até pegar um avião e seguir viagem para o Marrocos.
Eu sempre estudo muito bem os lugares que visito e leio BASTANTE para saber tudo o que pode rolar por lá. No Marrocos não foi diferente! Entrei em várias comunidades do Facebook e ouvi histórias horrendas de mulheres sequestradas, estupradas, roubadas….
Mas também li relatos de gente que adorou a trip e não encontrou nenhuma dificuldade no Marrocos. Tá e aí? Como pesei na balança então?


Mercado judeu em Marrakech (era sexta e
Eu AMO viajar sozinha, mas se tem algo que prezo nessa vida é a minha segurança e precisava de um mínimo de estrutura para pisar lá! Foi aí que pesquisando na internet descobri a Paula do @viagemparamarrocoscompaula. Começamos a conversar e ela me disse que organizava grupos para lá. Podia ser 2 pessoas, 3, 5, 10… (quanto mais gente topasse o pacote, mais barato ficava).
Como eu queria conhecer várias cidades e vi que havia uma dificuldade tremenda de transporte entre um lugar e outro, aceitei viajar com ela. Para quem quer conhecer somente Marrakech ou Casablanca, acho que até vale ir sozinha porque há bastante estrutura. Mas eu circulei de Norte a Sul e entre cidadezinhas de interior é quase impossível chegar se você não tiver um carro ou guia.
Olha, foi a melhor coisa que fiz porque se tivesse ido sem nenhum planejamento eu certamente iria ter alguma frustração. Me juntei a outras mulheres que também estavam sozinhas e formamos um grupo de 11 pessoas (achou grande? Tudo bem, como disse acima existem milhões de opções de tour).


Não precisa de visto para entrar no país, mas prepara-se para ser revistada mil vezes
E o que aprendi depois de visitar o Marrocos?
– Ainda no aeroporto você será revistada 1345 vezes porque lá rola muita entrada de droga no país. Haaa, a imigração é chatinha, se está sozinha na trip, traga com você comprovante de reserva de hotel, dados do seu guia, etc. Pode rolar uma entrevistinha. Não precisa de visto pra entrar no país!
– A primeira língua do Marrocos é o árabe, a segunda, francês! Você só vê placas nesses dois idiomas! Na região do Norte ainda tem o berbere.


Ifrane, a Suiça marroquina
– Nas cidades menores como Chefchaouen (a cidade azul) e Ifrane (a Suiça marroquina), por exemplo, eu não vi qualquer sinal de perigo. São vilarejos tranquilos, repletos de turistas e marroquinos de bom coração. ♥


Um dos becos da Medina de Fez. Não ande sozinha à noite
– Já nas metrópoles como Casablanca, Marrakech e Fez, apesar de total estrutura, não me senti segura. Sempre circulava em grupo nas medinas e à noite seguia os conselhos do meu guia. Nada de andar sozinha. Eu cheguei a caminhar cerca de 30 min por volta das 21h totalmente alone (porque precisava comprar uns temperos e no dia seguinte já iria embora) e a vibe não foi legal. Todos os homens me abordavam e falavam algo em árabe (que nunca vou descobrir o que era…. hahahaha). E não era um papo de vendedor e sim cantadas… Então, vale tomar cuidado girls!


Um giro por Marrakech
– Táxis! Bem, como em qualquer lugar do mundo eles vão querer te passar a perna. Ouvi de muita gente no hotel pra não me aventurar sozinha em um carro. Poderia ser perigoso e não só no sentido de ser cobrada a mais…. Nas duas vezes que entrei num táxi foi na companhia de mais três mulheres e apesar de ter acordado um valor específico no início, o danado quis cobrar outro no final… Batemos o pé e pagamos o combinado! Haaaa, não existe Uber no Marrocos…


Se você for consumista prepare-se para negociar com os vendedores (Foto: Renata Telles)
– Dentro das medinas existem diversas barracas/lojinhas que vendem louças, roupas, sandálias, almofadas, tapetes, prata, bolsas… certamente você ficará louca, mas… cuidado! Basta você tocar em um produto para a sua vida virar um inferno… hahahaha O vendedor te dá um preço nas alturas, você agradece e diz que não. Ele insiste e pergunta quanto você quer pagar… A partir daí começa uma negociação sem fim (confesso que não tenho a menor paciência). Lembro de ter perguntado o preço de uma bolsa e era algo como 450 dirham… Eu já de saco cheio de negociar deixei a loja e saí andando… O cara veio atrás e ofereceu 150 dirham… Esse tópico é bem pessoal, vai de cada um. Tem gente que amaa negociar, mas eu sou do tipo que preciso de uma etiquetinha me dizendo o preço em cada produto e quanto menos conversa com o vendedor, melhor… rs
– A moeda no Marrocos é o Dirham, mas em alguns lugares eles aceitam Euro (€1 = 10 DH, mais ou menos). Fique esperta com as notas de dirham. A de 20 se parece bastante com a de 200 e você pode se confundir na hora de pagar algo (ou ser enganada por um vendedor).
– Não vi nenhum assalto e nem escutei nada sobre isso lá, o meu guia só pediu que tivesse cuidado com celular nas cidades grandes por conta de furtos (normal em qualquer parte do mundo né..)
– No meu pacote estava incluso os Riads (casarões de famílias que viraram hotéis), café da manhã e transporte entre uma cidade e outra (tínhamos um micro-ônibus a disposição). Preste atenção no Riad que for se hospedar! Existem uns lindos, mas sujos! Vale conferir a avaliação deles na internet antes.


Um dos Riads que fiquei hospedada: demais!
– Não leve um susto se você parar em um banheiro de estrada e achar apenas um buraco no chão… rs É muito comum esse tipo de “vaso sanitário” na região (usado também na Índia e Turquia). Ali não há papel higiênico e sim um chuveirinho ou um baldinho com água pra você se limpar. Nem sempre há muita higiene nesses locais, por isso, leve seu papel ou lenço umedecido na bolsa.


Difícil fazer xixi assim ne… rs (Foto: Renata Telles)
– Quer beber uma breja? O álcool só é permitido em bares, lojas e hotéis credenciados, precisa ter uma espécie de autorização (no Carrefour, por exemplo, há uma entrada separada do supermercado para acessar a seção de bebidas – vejam as fotos abaixo). Não achei cerveja em Chefchaouen, por exemplo, talvez não tenha procurado direito. Em Marrakech é mais fácil! Experimente as marcas marroquinas Casablanca e a Flag Spéciale.
Já foi para o Marrocos? Como foi a sua experiência?
Ficou faltando algo? Tire sua dúvida, deixe seu comentário!
[…] e escadarias azuis (prepare o fôlego rs). A cidade é bem pequenina e não há qualquer perigo (a gente sabe que em algumas partes do Marrocos é preciso ter cuidado), mas em Chefchaouen é tipo interior, você é muito bem recebida pelos […]
Já ouvi alguns relatos terríveis sobre mulheres sozinhas no Marrocos também. Ainda bem que você arrumou esse grupo e tudo deu certo! Escuto falar maravilhas sobre as belezas do país e tenho muita vontade de conhecer
Sempre que viajo vejo muitas mulheres viajando sozinhas, é bem comum até, mas os homens sempre estão em casal ou grupos, acho isso bem interessante… Qnt a segurança é claro que sempre devemos ter cuidados, mas para quem vive no RJ acho que td lugar parece seguro rs
hahahahahaha Já nascemos espertos ne! Mas no Marrocos, como eles sao bem machistas, acham que podem fazer o que quiser com as mulheres. Por isso recomendo super uma agência que te dá toda estrutura e segurança!
Só fui a Tanger, pq fiz um bate e volta com o turismo na Espanha. Tenho bastante receio de viajar sozinha pelo Marrocos, devido a cultura e religião local. Você disse que foi com 11 mulheres. Fez o grupo no Brasil? ou foi as conhecendo durante a sua passagem pelo Marrocos?
Eu fiz o grupo ainda no Brasil, fomos montado atráves de comunidades no face no pelo meu Instagram. Achei o número perfeito, assim nao virou uma grande excursão, com 30, 40 pessoas.. rs
Viajar sozinha já é uma aventura, para um lugar com cultura e língua tão diferentes da nossa acho que você fez super certo de ir com grupo e acompanhada de um guia. Adorei o relato e mostra que Marrocos não é um bicho de 7 cabeças né?
Renata arrasou no post, pq nós mulheres nos sentimos inseguras em aluns lugares do mundo né? E vc contar sua experiência e dar dicas foi essencial, agora até me animei em ir =D não sabia que era tão lindo lá, amei as fotos também!
Que bom Livia, vale a viagem sim!! Tem cidades lindíssimas!
Utilidade pública!! Eu sempre tive a impressão de que essa viagem era super perigosa pra mulheres, adorei o seu relato. Mas o banheiro de estrada me chocou kkkkk. Vc conseguiu usá-li?
Simmm consegui.. hahahahah Fui na base do equilibrio! E pra me precaver levava papel higiênico na bolsa
Olá, Renata! Achei seu relato super importante, não apenas para mulheres que viajam sozinhas, mas para todos que pretendem visitar o Marrocos. As diferenças culturais podem criar constrangimentos e até mesmo abusos. Com certeza, só visitarei o país com a contração de um guia,como você fez. Como tenho interesse em conhecer o Marrocos, já vou salvar seu post com as dicas valiosas!
Que legal Suzy, fico feliz, se precisar de mais dicas é so entrar em contato
Ainda nao fomos para Morrocos, mas morremos de vontade de ir! Mas acho que tem certos lugares que nao pode dar bobeira andando sozinha nao… e acho que marrocos é um deles, ne? Mas continua valendo a pena dar uma arriscadinha, ne?
Recomendo super o Marrocos, basta se organizar. Para homens não vejo problema, mas mulheres sozinhas eu pensaria 2 vezes
Muito útil esse post, porque dá medo de viajar sozinha para um local de cultura tao diversa da nossa. Bom saber que é melhor estar acompanhada. Estou com um carinho especial pelo Marrocos depois de ter visto a séria O Tempo entre Costuras. Fiquei louca par conhecer o país, apesar de só mostrar Tanger na série.
Olha que legal, ainda nao assisti a série, vou ver! O país é muito especial sim, mas precisamos tomar cuidado!
No passado eu lia muitos relatos falando sobre a pouco segurança para turistas femininas em Marrocos, segurança somente com relação à cultura local e possíveis hábitos indesejáveis! Mas, recentemente, tenho lido sobre uma aceitação boa dos marroquinos! Viajar sozinho é um grande aprendizado.
Apesar de ser uma super incentivadora quando o assunto é viajar sozinha, eu ainda acho que em certos lugares precisamos ter bastante cuidado e Marrocos é um deles. Por isso decidi me juntar a um grupo
Bom dia!!! foi tão bom ler o seu texto, eu estava pensando em viajar sozinha para Marrocos estou me planejando para fazer essa viagem, mas você me tirou muitas dúvidas. Rs Amei.
Lindas fotos
um beijo.
Ai que bom Ingrid!!! Fico feliz de poder ajudar, viajar pelo Marrocos foi uma experiencia incrivel!
Eu quase sempre viajo sozinha e estava pesquisando sobre o Marrocos. Tinha dúvidas sobre a segurança nesse caso (sou como vc: destemida mas prudente!) e estava pensando em pegar um tour no sul da Espanha com a FRS com destino apenas a Chefchouen (sem guia, só transfers e hospedagem) e fiquei me perguntando se a cidade azul seria segura para minha empreitada. Fiquei muito feliz de confirmar que sim! Muito obrigada pelos esclarecimentos!
[…] É perigoso viajar sozinha para o Marrocos? […]
[…] É perigoso viajar sozinha para o Marrocos? […]
Muito interessante !! Adorei o seu artigo.