Chefchaouen foi uma grande surpresa durante minha viagem ao Marrocos. Já tinha visto algumas fotos pela internet, mas viver o lugar é bem diferente ne? A cidadezinha, fundada em 1471, é puro charme, meio hiponga, com cantinhos especiais e uma vista espetacular para as montanhas.
Mas claro, o que mais me chamou atenção foram as casinhas azuis. TUDO, absolutamente, TUDO, tem esse tom (vielas, lojas, ruas, prédios…). Não é a toa que Chefchaouen é conhecida como a Cidade Azul (achei até que fosse cruzar com algum Smurf… rs)


Prepare-se para fotos instagramáveis
Mas por que diachos pintaram toda assim? O lugar ganhou essa cor pelas mãos da comunidade judaica nos anos 1930 (Chefchaouen virou refúgio deles) por 2 motivos: o tom reproduz a visão do paraíso and os corantes azuis, derivados de caracóis e mariscos, tingiam as vestes dos reis do Antigo Testamento. Apesar de hoje não ter quase nenhum judeu por lá, a cidade moderna preserva os atributos da antiga: praticamente todos ainda seguem essa tradição.


A cidade tem muitossss gatinhos.. vontade de levar tudo rs (Foto: Renata Telles)
P.S: Dizem que a cor azul também afasta mosquito #ficaadica
O que fazer em Chefchaouen?
Sério, o bacana é se perder entre as vielas e escadarias azuis (prepare o fôlego rs). A cidade é bem pequenina e não há qualquer perigo (a gente sabe que em algumas partes do Marrocos é preciso ter cuidado), mas em Chefchaouen é tipo interior, você é muito bem recebida pelos marroquinos.


Perca-se entre as vielas e escadarias
Em meio ao passeio, pare em uma barraquinha de sucos. São diversos sabores, eu AMEI o de romã (aliás, é que nem banana aqui, tem em todos os lugares e custa tipo R$5). No Brasil o preço é altíssimo.


Prove o suco de romã (Foto: Renata Telles)


Os sucos são deliciosos (Foto: Renata Telles)
Na praça principal da cidade, a Uta al-Hamman, é possível encontrar lojinhas de presentes, restaurantes e degustar o famoso chá com menta marroquino (aprovadíssimo, ainda mais se você for no outono e inverno, dá uma boa esquentadinha… rs)
Leia também:
+ É perigoso viajar sozinha para o Marrocos?
Por lá também visitei o Ethnographic Museum. O que tem lá de tão legal? Bem… sinceramente, o lugar é bemm simplório, ele abriga uma antiga prisão e fala um pouco das tradições marroquinas. Mas o que vale mesmo é subir uma torre e ver a cidade do alto toda azulzinha! O ingresso custa 60 dirham (cerca de € 6).


Vista do museu (Foto: Renata Telles)
A cidade azul ainda é ponto de partida para conhecer a cadeia de montanhas do Rif, área de cume pouco elevado, com caminhos que dão acesso a cascatas, enseadas isoladas, bosques de cedro e pinheiros. Eu não tive a oportunidade de conhecer, fiquei apenas um dia por lá, mas se você tem tempo, curta Chefchaouen (chauen, em espanhol, significa “chifres”- referência ao formato de duas montanhas de onde se avista a cidade) por uns três dias. Os arredores montanhosos oferecem diversas trilhas e até lindos mirantes, de onde é possível admirar a paisagem do norte do Marrocos.
Os magos da cidade azul
Não leve um susto se der de cara com homens usando uma roupa com capuz que cobre todo o corpo. Parecem magos, bruxos, cheguei a lembrar do filme Senhor dos Anéis… rs Na verdade é a moda entre os marroquinos de lá e chama-se “djellaba”


Magos que parecem ter saído de filmes… (Foto: Renata Telles)
Como chegar
O local fica a 110 km de Tânger (porta de entrada para quem vem da Espanha) e a 350 km de Casablanca (onde está o principal aeroporto de Marrocos). Foi por onde eu cheguei, passei em Rabat antes e de dali foram umas 2h30 de viagem (by car).
Eu viajei com toda segurança e estrutura! Como estava sozinha, fechei com a @viagemparamarrocoscompaula. Ela organizou todo roteiro, reservou Riads e até conseguiu um guia que falava em português para nos acompanhar (me juntei a um grupo de mulheres que também viajavam sozinhas).
Sabe aqueles lugares que você apenas conhecia através de uma foto, mas foi o suficiente para se apaixonar? Eu sou assim com Chefchaouen! Depois de ler esse post fiquei com mais vontade ainda de conhecer e esclareci diversas dúvidas!
Simplesmente linda e super fotogênica a cidade azul do Marrocos. Aliás, esse é um destino que encontrou definitivamente para minha listinha de desejos e quero incluí-lo combinando com alguma região da Espanha. Eu já conheço Madri e Barcelona, você indicaria algum ouro local da Espanha que fosse fácil (do ponto de vista de logística) para combinar com o Marrocos?
Não faz muito tempo que ouvi sobre essa cidade pela primeira vez. Desde então, to morrendo de vontade de conhecer. Como moro na Espanha, sou obrigada a conhecer essa belezinha né? Qual é o melhor “combo” de cidades pra fazer nessa mesma trip? To pensando em 4 dias no Marrocos, entrando por Tânger.
Oi,
Onde voce ficou hospedada em Chefchaouen ? Viu algum riad muito bom ? E sobre restaurante ? Quanto tempo acha suficiente para ficar/viajar por la ?
Desde a primeira vez que vi uma foto desta cidade, morro de vontade de conhecer! Minha cor preferida, inclusive, é azul. Então me diga se não vou amar? Rsrs! Mas não sabia desta cadeia de montanhas próxima! Agora quero conhecer ainda mais, pois amo adicionar um pouco de natureza às minhas viagens!
Uau! Estou absurdamente encantada com essa cidade azul e realmente deve ser a sensação de topar com algum Smurf mesmo hahaha Deve ser uma vibe tão louca, hein? Passear e se deparar com tanto azul assim. Na cromoterapia diz-se que a cor azul é passividade, calmaria… com a vibe hiponga que você disse, deve ter algo na atmosfera super good vibes mesmo.
To pirando aqui. O marrocos é um dos destinos que mais tenho vontade de conhecer por diversos motivos e a cidade azul é sem dúvida um deles. Eu não sabia do porque ela era toda pintada de azul, gostei de saber mais sobre isso!! Suas fotos estão lindas e me deixaram com ainda mais vontade de visitar esse país. Já vou checar todos os posts do Marrocos.
Sou super fã das suas viagens e o marrocos é um dos destinos que eu quero conhecer! Você achou essa cidde imprescindível no roteiro? Já to correndo ler o post sobre a segurança no país.
Sou louca pra conhecer o Marrocos e adorei a dica da cidade azul. Dá pra viajar pelo país de ônibus ou melhor alugar um carro?
Se for mulher sozinha nao recomendo nao.. muito perigoso! Melhor alugar carro (mas mesmo assim sozinha eu nao garanto)….
Renata, tô impressionada com essas fotos e como essa cidade é lindinha!! Nunca t8nha ouvido falar, você acha que vale a pena passar uns dias?
Menina que cidadezinha linda e curiosa, esse azul todo além de tudo dá uma sensação de paz também, você não achou?