Sabe aqueles lugares que você pisa e pensa “cara, eu já passei por aqui antes’. Portugal foi assim. Senti algo de outras vidas, sabe? Não tem uma cidade que não tenha curtido. Viajei por Lisboa, Porto, Algarve, Sintra, Aveiro...

Não sei se foi a recepção dos portugueses, se foi a língua (que claro, ajuda, e muito!), mas eu poderia voltar pra lá, pelo menos, uma vez ao ano.

Mas bora lá falar de Lisboa. O que fazer nessa cidade tão cosmopolita? Quantos dias ficar?

Lisboa é tipo São Paulo, tudo junto, a qualquer hora. Recomendo, pelo menos, cinco dias. Não tem tanto tempo assim? Ok. Vou resumir esse post em 10 programas imperdíveis para se fazer em Lisboa. Anota, salva e vai!

IMG_5784

1 – Comer pastel de nata

Como não, minha gente? Você está em Portugal. Acordou, tomou café e partiu pastel de Belém, o brigadeiro dos portugueses. O lugar da modinha atualmente é o Manteigaria. Lugar pequenininho, você enfrenta uma fila básica, senta na bancada (não é tão confortável), mas o sabor…. que crocância, minha gente. Você come três de uma vez e nem sente… Também tem a classuda Pasteis de Belém, que funciona desde 1837, o Nata Lisboa, a Padaria Portuguesa….

2 – Circular pelo Bairro Alto

Perca-se pela “Lapa carioca”. O legal é circular por lá no fim da tarde, você pega as lojas alternativas abertas e de quebra, faz um happy hour em algum bar (sãooo muitos!). Quer uma refeência? Rua da Bica. Tem de tudo. Mas, ô… não é porque você está na Europa que não precisa tomar cuidado, tá? Há muito furto à noite por lá. Fique esperta!

IMG_3751

Rua da Bica ferve à noite (Foto: Renata Telles)

3 – Almoçar no Mercado da Ribeira

Ótimo lugar para almoçar depois de caminhar pelas ruas de Lisboa. O prédio de 10 mil metros quadrados, localizado no Cais do Sodré, tem de TUDO! Um mercado gastronômico para carnívoros, vegetarianos, formigas… Chefs renomados circulam por lá vendendo pratos requintados a preços módicos (claro, comparando com restaurantes de rua, é mais caro, mas, sim, vale a pena).

4 – Ver o pôr do sol de um miradouro

Que pro-gra-ma delicioso! Você senta em uma murete, bebe um drink e assiste um sunset incrível. Recomendo: o Miradouro Portas do Sol, Miradouro de Santa Catarina, Miradouro de Santa Luzia e Miradouro São Pedro de Alcântara.

5 –  Visitar a LX Factory

A LX Factory, como o nome já diz, era uma antiga fábrica e foi revitalizada! Hoje em dia, ali, funcionam cafés, restaurantes, lojas, ateliês, brechós, livraria… É algo no mood de Williamsburg, no Brooklyn, NY…. Bem legal!

GPTempDownload

Igreja de Santo Antônio (Foto: Renata Telles)

6 – Conhecer a Pink Street

Essa rua é emblemática por ter sido, no passado, um local marcado pela prostituição. Assim como a LX Factory, ela foi revitalizada e virou um lugarzinho hypado. Rola show burlesco, encontros literários, botecos, baladas… um dos bares mais disputados, atualmente, é a Pensão do Amor. Ali funcionava um prostíbulo. É algo meio no estilo do antiquário Rio Scenarium (cariocas entenderão).

7 – Percorrer o Castelo de São Jorge

Pelo AMOR, não deixe de visitar esse castelo do século 11, fortificação construída pelos mouros. O lugar, localizado no bairro de Alfama, está inserido em uma das colinas de Lisboa, a mais antiga delas. Isso quer dizer que você terá uma vista espetacular da cidade (prepare a câmera!).

Lógico que nem tudo são flores e pra chegar até lá, você vai precisar de pernas… são ladeiras e mais ladeiras…  Os ingressos custam 8,50 euros. Na saída do castelo, pare no mirante de Santa Luzia e aprecie outra linda vista panorâmica de Lisboa. Vá descendooo e aproveite pra visitar a Igreja de Santo Antônio. Ele é venerado na cidade (nasceu ali, em 1195). O local ainda tem um museu com itens relacionados ao santo, como algumas de suas relíquias.

IMG_3900

Torre de Belém

8 – Ir até a Torre de Belém

Ok. Mais turístico, impossível. Mas se você está pisando em Lisboa pela primeira vez, não pode deixar de visitar a Torre de Belém. Em cinco séculos de história, ela já foi forte, prisão, alfândega e farol, e hoje, é o maior símbolo do país. Vai ter fila quilométrica pra entrar, sim (!), e se não tiver paciência (como eu não tive), apenas passe pela frente e aprecie esse tesouro da história portuguesa. A entrada é gratuita aos domingos e feriados, até as 14h.

9 – Rodar o bairro do Chiado

O Chiado, considerado um dos bairros mais tradicionais de Lisboa, é parada obrigatória para qualquer turista que visita a cidade. Situado entre o famoso Bairro Alto e a Baixa Lisboeta, é possível encontrar várias lojas famosas (das fast fashion H&M e Forever 21 a grandes estilistas), galerias de arte, livrarias, cafés, restaurantes, entre outros.

Na Praça Luís de Camões há músicos e artistas de rua e ali, quase em frente, também tem o famoso Café a Brasileira. Fundado em 1905 por Adriano Teles, o lugar importava o café brasileiro, mais precisamente, de Minas Gerais. Aproveite para fazer a foto emblemática ao lado da estátua de Fernando Pessoa.

10 –  Andar no Elevador de Santa Justa/Miradouro

Um dos mais charmosos da história portuguesa, o elevador de 1902 facilita o trânsito entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta. Um ascensor tem 45 metros de altura, projeto do arquiteto Raoul Mesnier du Ponsard. O turista faz uma gostosa viagem e ainda tem acesso ao Miradouro de Santa Justa, terraço de onde se tem uma belíssima vista de toda a Baixa Lisboeta.

678755a8-e635-46c1-9e1f-5fea46965a3e

Pelas ruas de Lisboa

IMG_3992

Andando pelo bairro de Alfama

CHIP DE VIAGEM

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras, a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando! Compre o chip da Yes Brasil com desconto aqui!

HOSPEDAGEM BARATA EM LISBOA?

No site do Booking você encontra apartamentos, hotéis, hostels e pousadas para todos os gostos e bolsos! Faça uma pesquisa aqui!

VAI VIAJAR? RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxada a mais por isso e ainda ajuda o Ela que Ama Viajar a criar muitas matérias de qualidade! Bora reservar?

🎫 Passeios e ingressos: Get Your Guide

🛌🏻 Hospedagem: Booking

💙 Seguro viagem: Real Seguros (compre com 10% de desconto)

📱Chip de Viagem: Viaje Conectado

🧳 Indenização rápida em caso de voos atrasados e malas extraviadas: Voe Tranquilo