O anywhere office ganhou força durante a pandemia e mostrou que veio pra ficar. Hoje, trabalhar não significa ficar trancada dentro de um escritório (e eu sou a prova disso!). Há três anos levo meu computador pra cá e pra lá – da praia à Floresta Amazônica – onde junto job e viagem.
A verdade é que o termo nômade digital se popularizou – inclusive entre grandes empresas que antes eram vistas como ‘quadradas’. Após a covid-19, a rotina corporativa de alguns mudou completamente! Você faz parte dessa transformação? Então, segura essa: saiu um ranking que classifica 111 países com base em dois grandes aspectos: oportunidades para viajar e condições confortáveis para trabalhar.
A lista Travel and Work Index, lançada pelo KAYAK, foi dividida entre seis categorias: melhor viagem, preços locais, saúde e segurança, infraestrutura de trabalho remoto, vida social e clima. Há ainda uma classificação de acordo com o fuso horário que mais combina como Brasil. Demais, né? Os melhores países para viajar e trabalhar como nômade digital são Portugal, Espanha, Malta, Costa Rica e Panamá.
Confira!
Melhores lugares para trabalhar
No mundo: Portugal
Na Europa: Portugal
Na América Central e do Norte: Costa Rica
Na América do Sul e Caribe: Brasil
Na Ásia/Pacífico: Japão
Na África e no Oriente Médio: Ilhas Maurício


Melhores lugares para trabalhar de acordo com o fuso horário de Brasília
1. Portugal
2. Espanha
3. Malta
4. Costa Rica
5. Panamá
6. Romênia
7. Islândia
8. República Checa
9. Croácia
10. Alemanha


Melhores lugares para trabalhar de acordo com preços locais
1. Romênia
2. Maurício
3. República Tcheca
4. Panamá
5. Portugal
6. Costa Rica
7. Espanha
8. Japão
9. Malta
10. Alemanha
[…] Alô nômades digitais: conheça os melhores destinos pelo mundo pra você trabalhar […]