Cayo Largo (ou Cayo Largo del Sul) é uma pequena ilha do Caribe e para chegar até lá, só de avião. São apenas 30 minutos no ar saindo de Havana (clique aqui para saber mais). A recepção no pequeno aeroporto Vilo Acuña é animada. Enquanto você espera sua mala na esteira, há a apresentação de um grupo de salsa. Confesso que estava morrendo de sono (era 7h da matina) e só queria entrar no transfer e dar de cara com aquele mar cristalino!


Playa Sirena
Fiquei três dias na ilha e sinceramente não recomendo menos tempo. Prepare-se para fazer absolutamente NA-DA! O destino serve pra isso, relaxar, dar uma caminhada, se bronzear, comer, dormir, ler…. eu posso dizer que realmente consegui desacelerar nesse lugar! Minha terapia sem rivotril!


Ler, comer, mergulhar, dormir… Relaxe em Cayo Largo
A praia em frente ao hotel
No primeiro dia aproveite pra dar uma reconhecida no local. Circule pelo resort (só há opções de resorts, sem casas de família), se delicie com uma piña colada (comidas e bebidas inclusas no pacote) e dê um mergulho na praia localizada em frente ao hotel. Há espreguiçadeiras e guarda-sol for free!


Espreguiçadeiras em frente ao resort (Foto: Renata Telles)
Eu me hospedei no Pelicano. As diárias vão de 250 até 1000 e pouco reais dependendo do quarto escolhido. Eu fui no mais simples e curti (espaço grande, ar condicionado)!
Convenhamos: você vai passar o dia todo fora, na praia, pra que pagar caro num quarto? Hellooooo!
Os resorts são todos bem parecidos em relação à estrutura e atendimento. São antigos, precisando de reforma. A comida não é tão legal, é pesada e gordurosa, mas vai de gosto ne! (lembra muito a de cruzeiro…🤢). Reservei meu quarto pelo site Logitravel (bom porque parcela em 1000 vezes!)
Ilha das Iguanas
Na manhã seguinte, já relaxada, marque um passeio de catamarã (95 cucs – você compra direto no resort). Durante a programação é possível fazer snorkeling (no dia que fui o mar estava mexendo muito..) e conhecer a Ilha das Iguanas!


Ilha das Iguanas (Foto: Renata Telles)
Genteeee é a coisa mais linda do universo! Como o nome já diz, o lugar é lotado de iguanas! Tive até que tomar cuidado pra não o tropeçar em um bichinho rs. Lá não há quiosques, comida ou qualquer estrutura. Apenas os répteis e, sim, eles são donos de tudo! Por isso é necessário cuidado e respeito! Nada de tocá-los ou alimentá-los!
Lembre-se: nós somos os intrusos ali!
O passeio dura o dia todo e inclui almoço. Como não curto lagosta, fiquei no ovo mesmo.. rs


Meu almoço… Mas também tinha lagosta
Playa Sirena
O terceiro e último dia pode ser uma ótima opção pra caminhar pelas praias Sirena e Paraiso. Foi o que eu fiz! 🙂 A Sirena tem cerca de dois quilômetros, possui muitas palmeiras e nenhum resort por perto. O mar turquesa é calmoo (quase uma piscina) e nas areias há restaurante, bar e lojinha de artesanato. Pra chegar até lá você tem duas opções: pagar 5 cucs no transfer do hotel ou 2 cucs em um taxi (obviamente, escolhi a segunda opção).


A vontade é de ficar pra sempre no mar

Playa Paraiso
De lá você pode pegar um novo taxi até a praia Paraiso (5 minutos de carro) ou ir andando… Eu preferi caminhar. O percurso dura uma horinha, mas você vai parando pra tirar fotos, dar um mergulho… recomendo a experiência.


No caminho pra Playa Paraiso
Essa praia é naturalista, o que quer dizer que você pode dar de cara com nudistas. Eu ainda fico meio constrangida com isso, não consigo me acostumar e nem tirar a minha roupa… rs O uso de trajes de banho ali é opcional, então eu não estava infringindo nenhuma lei…


Olha esse mar! Não precisa nem de filtro ne
O mar é mais movimentado que a Sirena, por isso, tome cuidado! Haaaa e fique atento para ver estrelas do mar, tartarugas marinhas e diferentes espécies de peixes… Só pra você ter uma ideia, a Playa Paraiso foi considerada a quarta melhor do mundo pelo Tripadvisor no ano de 2016. Não é pouca coisa não ne?!
P.S: Recomendo levar uma mochila com água e lanche se for fazer a caminhada entre Sirena e Parayso!
Quando ir à ilha
A alta temporada vai de dezembro a março (ou seja, preços mais altos), por outro lado, é a melhor época pra visitar Cayo Largo. A temperatura beira 30 graus e à noite rola um ventinho frio. Se você for mais pro meio do ano (julho ou agosto), o calor estará duas vezes mais infernal.
Bom saber: o período de furacões vai de junho a outubro.
No blog Dona Viagem você também encontra com um post super legal de curiosidades sobre Cuba!
Mais sobre Cuba:
Um guia completo pra você curtir Havana
[…] O que fazer em Cayo Largo […]
[…] Cayo Largo (e outros Cayos ao redor) – lugar pouco habitado, mais rústico e de muito contato com a natureza. Entretanto, ir para lá não é tão simples. É necessário ir de avião, sendo que a Aerogaivota é a única cia que opera esse voo. Você compra a passagem, porém a cia apenas te confirma se vai ter voo e em qual horário com 24 horas de antecedência. Para quem tem um cronograma mais apertado, é um risco alto. Se quiser saber mais sobre ele, veja o post do blog Ela Que Ama Viajar! […]