Tenho me dedicado mais ao corpo e a mente durante o isolamento social. E nessa jornada, o óleo essencial virou meu melhor amigo. É quase como uma poção mágica. Conheci o poder do produto na ÍNDIA, em 2012. Anos depois, viajei para o MARROCOS e lá estava ele de novo. Acompanhei todo o processo de produção e fiquei apaixonada porque são substâncias vegetais extremamente concentradas extraídas a partir de flores, frutos, sementes, folhas, raízes.

Na década de 1930, a França e a Inglaterra passaram a adotar e pesquisar o uso terapêutico dos óleos essenciais. Atualmente, no Brasil, ela é reconhecida como Prática Integrativa e Complementar, e foi incluída no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2018.

E qual é o poder do óleo essencial?

Ele penetra em nosso organismo, é absorvido pela corrente sanguínea e metabolizamos pelo corpo. Devido à riqueza e complexidade de seus componentes, o óleo tem propriedade terapêutica. Recupera, acalma, equilibra e fortalece a nossa saúde física e emocional.

Perfeito para encarar a ansiedade nesta quarentena, né? 
Óleos essenciais
Óleos essenciais

Existem diversos óleos essenciais, dá pra fazer um estoque em casa… rs Cada um é indicado para um problema. Ex: Alecrim pra energizar, lavanda pra acalmar e relaxar os músculos (eu tô simplesmente amandoo esse óleo porque, finalmente, estou conseguindo dormir), laranja doce pra trazer alegria, hortelã pimenta para aliviar dores de cabeça, sintomas de gripe e resfriado, gerânio para regular taxas hormonais, amenizar sintomas de TPM ou menopausa… e assim por diante.

Pra quem deseja entrar neste mundo mágico, recomendo muito a Cosmetologia do Bem. No site, além de cursos, você encontra todas as infos que precisa!

Como é feita a aromaterapia

Os óleos essenciais podem ser utilizados de diversas formas: banhos terapêuticos, inalação (as moléculas aromáticas são imediatamente enviadas ao cérebro), massagem (que possibilita o efeito terapêutico e absorção cutânea) e por meio dos difusores de ambiente (quando as moléculas dos óleos essenciais são propagadas no ar, criando um espaço de calma, relaxamento ou aquietação da mente). Tenho usado esta última alternativa. Ligo o difusor antes de dormir.

Difusor de ambiente
Difusor de ambiente

A origem do óleo essencial

A utilização e o conhecimento das suas propriedades curativas remonta às civilizações chinesas e egípcias (é considerada uma das mais antigas formas de medicina e cosmética).

A partir da extração de óleos essenciais de plantas aromáticas, os egípcios faziam pomadas consideradas milagrosas. Eles ainda eram utilizados para EMBALSAR OS MORTOS, para propósitos espirituais, medicinais e cosméticos.

Curiosidade: a rainha Cleópatra adorava um oleozinho. Dizem, inclusive, que ela usou óleo essencial de rosas para cegar Marco Antônio com a sua beleza.

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Anúncios