Se você também engordou na quarentena, seja bem-vinda! rs Esse post não é sobre um destino paradisíaco, mas sobre uma viagem fantástica que estou fazendo há 42 dias: a interna! Nesse período, perdi 7kg com a dieta Pronokal.
Durante o isolamento social, a minha ansiedade gritou e desenvolvi uma compulsão por comida. Eu já vinha numa rotina não-saudável há pelo menos uns 2 anos e recentemente vi o resultado dessa “grande jacada” nos meus exames… Estava (aliás, estou) pré-diabética, com colesterol altíssimo, entre outros probleminhas… Senti que PRECISAVA DE UMA MUDANÇA URGENTE ou não ia conseguir curtir minhas viagens mais pra frente…
Foi aí que descobri uma médica incrível e um método certeiro e SAUDÁVEL pra transformar o meu estilo de vida e, de quebra, abaixar minhas taxas e emagrecer.


Não sei se alguém já ouviu falar na “dieta da NASA”. A Pronokal Brasil é um programa com controle médico personalizado, baseado na dieta proteinada. Mas nem se compara com aquelas que conhecemos “Dukan” ou “Paleo” porque nesse método o consumo de proteína é controlado (justamente para evitar o desgaste do rim e do fígado, sendo que as outras dietas hipoproteicas sobrecarregam bastante o organismo).
Da onde vem esse método
Como ele funciona? Os criadores do programa (de origem espanhola) inventaram os sachês proteicos. É por isso que muitos apelidaram de “dieta da NASA”.
Esses sachês viram sucos, panquecas, sopas, mousses, omeletes… Há ainda barrinhas de chocolate, torradas e chips (tô viciada e o “crack, crack” ajuda a pensar que tô comendo um Doritos 😂). Você consome os sachês e alia a alimentação a determinados legumes). Sim, eu disse um “até breve” à carboidratos (doeu nos 4 primeiros dias… ), mas estou aqui, viva, e com 6kg a menos!
Como o assunto é extenso e não sou médica, entrevistei minha endocrinologista Dra. Ana Elisa Alcântara para explicar melhor como o método Pronokal pode ajudar a mudar a sua vida.
O método Pronokal é focado em uma dieta cetogênica. Qual é a sua característica?
A dieta cetogênica é aquela que tem uma ingesta por dia de carboidrato menor que 50g. Na hora que não entra energia na fonte de carboidrato, nosso corpo vai buscar fontes alternativas para obter energia. A fonte mais rápida e fácil é o carboidrato. Na ausência dele ou quando ele está muito baixo, a gente começa a queimar o nosso estoque de gordura. Nessa queima, produzimos ácidos, chamados de corpos cetônicos. Eles são eliminados, posteriormente, pela urina. E isso faz a gente perder peso.
Qual é a diferença da Pronokal em relação às outras dietas?
Pronokal é um método, não é simplesmente uma dieta. É um tratamento de obesidade que requer uma assistência médica. É necessário ter prescrição ao longo de todo o tratamento. Também vale frisar que ela é segura e tem o respaldo na literatura médica científica.
É uma dieta de baixa ingestão calórica, com quantidades controladas de carboidrato e com baixo teor de gordura. Existe uma restrição de 10g por dia. O método promove uma cetose constante sem perda de massa muscular. A proteína dentro dos produtos Pronokal tem alto valor biológico e permite que o indivíduo mastigue os alimentos. Não são apenas líquidos.


Qual é o tempo máximo que uma pessoa pode adotar a dieta cetogênica?
Não existe um tempo máximo que deixe de ser seguro para o organismo do indivíduo, não no método Pronokal. O limite de três meses em cetose é mais para uma comodidade do paciente, no sentido de não cansar, não enjoar dos produtos e manter uma adesão ao método. Mas é possível, sim, ficar em cetose por mais tempo. Isso não traz malefícios para os indivíduos porque ela é hipocalórica, normoproteica, hipogordurosa e supervisionada por médicos.
Existem diversas dietas por aí que não são controladas, que não são feitas sob supervisão de exames, que não tem suplementos, que tem perda de massa muscular, que a pessoa abusa em quantidade de gordura, muitas vezes exagerando em bacon, fritura… o que é completamente diferente do método Pronokal. Aqui, a gente sabe o que você está comendo!
O método Pronokal pode sobrecarregar o fígado, rim, enfim, órgãos em geral?
Não sobrecarrega o rim ou fígado porque ela é normoproteica, possui proteína de alto valor biológico, pouco teor de gordura, pouca caloria e é supervisionado por uma equipe médica. Não existe riscos quanto à função renal, hepático ou cardíaca.


O método é bem restritivo. Não podemos comer frutas ou temperar a comida com cebola e alho fresco (apenas secos). Esses detalhes realmente fazem a diferença?
Sim, porque esses alimentos possuem carboidrato e em uma dieta restrita em quantidade de carboidrato pode fazer a diferença para você sair da cetose. Então, comendo cebola, alho ou uma quantidade maior de legumes pode ser o suficiente para quebrar a cetose e não termos os resultados esperados nessa fase.
É preciso usar suplementos durante o método Pronokal?
É preciso usar suplementos iônicos como cálcio, magnésio, sódio, potássio… algo que a gente não obtém na dieta Pronokal. Normalmente eles estariam presentes na alimentação habitual, mas com a dieta cetogênica, esses alimentos não reportam tudo que você precisa. Então, é preciso manter o controle metabólico, de pressão, pra manter o corpo funcionando como ele deve ser. Além dos suplementos, há a vitamina, um complexo para manter a integridade do nosso organismo.
- Óleo essencial: como a aromaterapia pode te ajudar na quarentena
- Respirar corretamente alivia a ansiedade
- O que fazer com pernas e pés inchados durante viagens
O método auxilia em uma perda rápida de peso. Como não sofrer o “efeito sanfona”?
A perda de peso rápida não é responsável pelo ganho de peso no futuro. Isso é mito! Pelo contrário, tem estudos mostrando que pessoas que perdem peso mais rápido, se mantém num patamar mais baixo a longo prazo, comparado àquelas que foram mais lentas.
O que é responsável pelo efeito sanfona é uma fase posterior chamada manutenção. As pessoas subestimam esse momento importante e muitas abandonam e somem do acompanhamento médico. Um dos maiores determinantes para evitar o efeito sanfona é o acompanhamento médico de perto e a prática de exercício físico. Eles são os grandes aliados para você não sofrer o efeito sanfona. Na Pronokal, uma nutricionista entra em contato a cada dois, três meses para avaliar como ele está, como ele vem se controlando…
Qualquer pessoa pode se submeter ao método?
Todos podem fazer o método Pronokal, mas nem todos podem adotar a fase da cetose. Exemplo: crianças, adolescentes, grávidas e mulheres em lactação, pacientes que tenham doenças hepáticas, cardiovasculares e renais graves, diabéticos tipo 1, pessoas em tratamento de câncer e que façam uso de medicamentos específicos.
Ficou alguma dúvida? Na página da Pronokal você pode enviar todas as suas perguntas e marcar uma avaliação.