Chile tem muita coisa bacana pra ver! De neve a vinho, de vulcão à praia. Na minha segunda passagem por lá, decidi fazer novamente o passeio a Cajon del Maipo (1h30 de Santiago).
A região de Cajon del Maipo é formada por pequenos vilarejos e a principal delas é San Jose del Maipo. É ali que localiza-se o Embalse El Yeso, uma represa de cor azul turquesa cercada por montanhas da cordilheira (a uma altitude de 3000 metros), que no inverno ficam cobertas de neve.
O Embalse El Yeso foi construído no ano de 1964 e tem capacidade de 253 milhões de metros cúbicos, 8 km de extensão e 55 metros de profundidade. É a principal fonte de abastecimento de água potável para a cidade de Santiago.
Eu já tive a oportunidade de visitar o local em duas estações: verão e inverno. São paisagens lindas e completamente diferentes! Olha só!


No verão: montanhas áridas


Minha primeira visita: era fim do inverno, a neve já estava derretendo
Parece até um quadro de tão perfeito né? Na primeira vez que conheci decidi alugar um carro e não consegui chegar até o destino final (Baños Colinas). Parte da estrada é bem difícil de dirigir! É lama, buraco, resto de neve… o que aconteceu people? Fiquei atolada! Dessa vez, fechei com a agência Vem pro Chile Oficial, que ofereceu toda a estrutura: transporte, alimentação e guia. Melhor escolha ever!! O Jorge, dono da empresa, foi um querido e super profissional. Me contou toda a historia do lugar (e pelo menos pra mim isso é bem importante! Não adianta tirar fotos e voltar pra casa sem saber o que é).
O passeio a Cajón del Maipo dura o dia inteiro (você sai de Santiago às 7h e retorna por volta das 18h). Se vale a pena? Tenho certeza que você não vai parar de clicar!
Quando conhecer?
A melhor época para visitar o Cajón del Maipo é de novembro a abril, fora da temporada de neve, quando as estradas estão em melhores condições. Mas existem tours iradosss no inverno também, com direito a cabaninha estilo iglu (pirei!). Pra isso, precisa ir com alguém que conheça cada pedacinho do caminho. Caso contrário, você derrapa e atola (tipo eu).


Parte da estrada: é preciso saber dirigir muito bem (Foto: Renata Telles)


Olha esse espacinho pra passar com o carro… (Foto: Renata Telles)
Baños Colinas
Pensa num lugar pra relaxar e meditar? Bãnos Colina é a opção certa! Depois de passar pelo Embalse El Yeso, seguimos para uma das termas mais populares da região.
Prepare-se pra conhecer uma “banheira térmica a céu aberto”. O ponto forte deste lugar é apreciar e aproveitar as piscinas aquecidas por vulcões. A água termal brota da terra e se distribui entre 7 piscinas naturais de temperaturas que variam desde 37°C à 50°C (você vai reparar que na última piscina não tem ninguém…. impossivel entrar de tão quente rs)


São sete piscinas que variam desde 37°C à 50°C (Foto: Renata Telles)


Hora de relaxar em uma das piscinas!
Dentro da piscina termal, aproveite pra cobrir o rosto com lama vulcânica! É um super tratamento pra pele, saí com a minha lisinha 😀. Já o cabelo…. não mergulhe, você vai se arrepender pro resto da vida… De tanto mineral na água seus fios ficam duros! E você sai brancaaaa de sal.
Aí vem a pior parte! Prepare-se para o banheiro: ele não tem estrutura nenhuma e dependendo da hora do dia, vira um lamaçal. Leve toalha, chinelo, roupa… e tenha paciência! Haaaa, a água do chuveiro é muitoooo gelada, já vou logo avisando…
Vai uma empanada?
Após o banho, o passeio termina com um delicioso lanche em uma cabaninha bem rústica. Ali, no meio do nada, mora Seu Tonico e a mulher. Os dois ficam na casa até o inverno chegar. As empanadas do casal são de comer rezando!


Experimente as empanadas do Seu Tonico (Foto: Renata Telles)


O lugar é super rústico (Foto: Renata Telles)
PROMO – Consegui fechar uma parceria bem legal para quem é seguidor do Ela que Ama Viajar! A agência Vem Pro Chile Oficial está dando 15% de desconto no passeio! Basta citar meu nome ou o blog!
Adorei! O post está muito detalhado e ao mesmo tempo gostoso de ler. Estou com minha viagem programada e agora fiquei ainda mais ansiosa para visitar esse lugar lindo. Parabéns o design do seu blog é muito lindo também!
Amei sua reportagem, muito explicativa é repleta de emoção…
Só gostaria de saber o valor para entrar mas piscinas termais e se a estrada para esss passeio durante março é muito difícil e ou perigosa para fazer esse passeio sem agência??
Muito obrigada pela atenção desde já…
😉
Oie Carla! Que bom q curtiu! A entrada se nao me engano custa cerca de 40 reais. Da primeira vez q fui meu carro atolou e nao consegui chegar. Da segunda vez eu preferi nao arriscar e contratei guia com carro. Março é a data limite, digamos assim, pra visitar… depois já começa um frio… entao ainda está tranquilo! Se for alugar carro, prefira um carro com traçao 4×4! Bjoss! Boa viagem
[…] Unidos, Canadá, México, Europa, Chile, Uruguai e MAIS 42 […]