Dois dos museus que mais me emocionaram foram Anne Frank e Van Gogh, em Amsterdã. Lembro que, durante minha visita à Holanda, realmente mergulhei de cabeça na história da menina judia que escrevia sobre os anos penosos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e do pintor que cortou sua própria orelha.

Agora, em meio ao isolamento, recebo uma grata surpresa. Os dois museus estão com as “portas virtuais” abertas! É possível fazer um tour pelos dois lugares!!

Anne Frank
Anne Frank

Como visitar?

Através da plataforma Google Arts & Culture, você consegue realizar o tour virtual e conferir a casa de Anne e diversas obras do artista modernista holandês.

Testei o recurso e adorei a visita! Me trouxe tantas lembranças dessa viagem incrível! Que tal aventurar-se por Amsterdã também?

Visite aqui: Anne Frank Museum e Van Gogh Museum

Van Gogh
Os Girassóis, de Van Gogh

Quem foi Van Gogh?

Vincent Willem Van Gogh foi um pintor holandês, nascido em 30 de março de 1853, considerado um dos artistas mais influentes dos últimos tempos. Entretanto, só foi reconhecido apenas depois de sua morte.

Durante sua carreira, vendeu apenas um quadro, chamado O Vinhedo vermelho. Van Gogh decidiu tornar-se pintor em 1880. Seis anos depois, mudou-se para Paris, acolhido por seu irmão Theo que era um negociador de arte.

Em Paris foi apresentado ao Impressionismo, movimento que o influenciou. Ainda na França, conviveu com Edgar Degas, Georges Seurat, Henri de Toulouse-Lautrec, Paul Signac, Émile Bernard e Paul Gauguin.

Dois anos mais tarde, em 1888, partiu para o sul da França e juntou-se ao amigo Gauguin. A convivência dos dois, entretanto, foi desastrosa. No auge de uma briga, Van Gogh o ameaçou com uma navalha. Depois, arrependido, cortou parte de sua orelha num acesso de fúria.

Após esse episódio, o artista foi internado no hospital da cidade e diagnosticado com depressão e esquizofrenia. A partir daí, suas crises começaram a se intensificar. Com a saúde mental debilitada e acessos de loucura, pôs fim a própria vida em julho de 1890 aos 37 anos.

Quem foi Anne Frank?

Anne foi uma garota alemã judia, que escreveu um diário sobre sua rotina e seus sentimentos durante Segunda Guerra Mundial. Na época, ela, junto à sua família, vivia em um esconderijo apelidado de Anexo Secreto, em Amsterdã.

Infelizmente, toda a família foi descoberta pelos nazistas e levada a um campo de concentração. Apenas Otto, o pai de Anne, sobreviveu. Depois de retornar para casa, ele descobriu o diário da filha e decidiu publicá-lo.

Desde a primeira publicação até os dias atuais, os relatos de Anne Frank inspiraram gerações e até figuras públicas muito populares.

A casa de Anne Frank
A casa de Anne Frank

Processando…
Sucesso! Você está na lista.
Anúncios