Saiu a lista dos países mais pacíficos do mundo, edição 2020! Pra quem viaja sozinha como a gente, é essencial saber quais lugares são seguros e arriscados.

Publicado anualmente pelo Instituto de Economia e Paz (IEP), o Índice Global de Paz, (GPI) classifica os países de acordo com o quão pacíficos são.

Ranking

Copenhague, a capital da Dinamarca
Copenhague, a capital da Dinamarca

A Islândia mais uma vez encabeça o ranking, seguida pela Nova Zelândia, Portugal (ai meu coração!!), Áustria, Dinamarca, Canadá, Singapura, República Tcheca (estou louca pra visitar!), Japão e Suiça.

  1. Islândia
  2. Nova Zelândia
  3. Portugal
  4. Áustria
  5. Dinamarca
  6. Canadá
  7. Singapura
  8. República Tcheca
  9. Japão
  10. Suiça

Região mais pacífica

A região mais pacífica é novamente a Europa.

A Europa continua sendo a região mais pacífica do mundo, apesar de registrar uma ligeira deterioração da paz no GPI de 2020. Dezesseis países tiveram melhorias, enquanto 19 apresentaram deteriorações.

Praga, República Tcheca
Praga, República Tcheca

Os países europeus são responsáveis ​​por 17 dos 25 principais países no GPI de 2020, com a Islândia sendo o país de maior classificação na região e também globalmente.

A Turquia é o único país europeu a ser classificado entre os 25 países menos pacíficos.

Como os países são classificados?

Os países são classificados de acordo com 23 indicadores diferentes, incluindo taxas de criminalidade, disponibilidade de armas, tamanho e armamento militar, contribuições para missões de manutenção da paz da ONU, relações com países vizinhos, manifestações de manutenção da paz, pressão política sobre os cidadãos e participação em conflitos estrangeiros.

Lista dos países mais pacíficos
Lista dos países mais pacíficos (bolinha verde representa os lugares seguros)

Mas e o Brasil?

Viajantes, sentemos e choremos! Nosso Brasil ficou na 126º, atrás do Haiti, Equador, Bolívia, Cuba, Marrocos, Jamaica e Argentina. Tá puxado pra gente….

Efeitos da pandemia na paz mundial

O GPI de 2020 ainda revela um mundo em que os conflitos e crises começaram a diminuir, mas… apenas por conta de uma nova onda de tensão e incerteza resultante do COVID -19.

O relatório deste ano inclui uma análise do efeito da pandemia sobre a paz e suas consequências econômicas, que podem aumentar o risco de graves deteriorações da paz nos próximos anos. Confira todo o estudo aqui!

Processando…
Sucesso! Você está na lista.
Anúncios