Bateu o friozinho e a gente já pensa logo nos destinos de serra! Fondue, vinho…. (e alguns quilinhos a mais.. rs). É nessa época que bomba Gramado, cidade localizada a 115 km do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Com a chegada do inverno, as baixas temperaturas podem resultar em geadas e até mesmo neve!
Quer conhecer o destino? Separei 10 programas que não podem faltar no seu roteiro!
1 – Lago Negro
Ok, já te digo logo, o lago é artificial, mas nem por isso perde seu encanto! O lugar é um dos símbolos de Gramado, foi construído depois de um incêndio na área. Caminhe, ande de pedalinho e aproveite para tirar fotos em meio a hortênsias e azaleias!
End: Rua A. J. Renner, s/n, Gramado
2 – Visita à fábrica de chocolate Prawer


Difícil é não engordar em Gramado
A fábrica da Prawer ocupa uma área de 2.500m² e fabrica o chocolate artesanal mais antigo do país. Me acabei na loja comprando mil e um tipos e na hora da conta, quase infartei… rs É carooo, mas vale a pena sair de lá com uma barrinha! São chocolates deliciosos!!!
As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h. Não é necessário agendar horário. A visita é gratuita e pode ser feita por apenas uma pessoa ou em grupo de no máximo 20 pessoas por vez. A visita tem duração de 10 minutos em média, com degustação de um produto Prawer.
End: Avenida das Hortênsias, 4100 – Tel: (54) 3286.1580
3 – Rua Torta


A rua mais fofa de Gramado
Tire um dia para conhecer o centro de Gramado a pé. Caminhe pela famosa Borges de Medeiros (onde há dezenas de lojas e restaurantes) e visite a Rua Emílio Sorgets, mais conhecida como Rua Torta, que lembra a popular Lombard Street, em São Francisco, Califórnia. Ela é uma gracinhaaa e vale chegar até o topo (nada de preguiça hein! Bom pra queimar o chocolate rs)
4 – Mini Mundo
Otto Höppner, dono do hotel Rita Höppner, começou a montar miniaturas de cidades e paisagens alemãs no jardim de sua casa para os netos brincarem. O trabalho fez tanto sucesso que foi aberto ao público em 1983.
End: Rua Horácio Cardoso, 291 | Tel. (54) 3286-4055 | Aberto diariamente das 9h às 17h
5 – Museu do Automóvel
Vale a pena visitar o Hollywood Dream Cars! O museu tem relíquias como Cadillac, Lincoln Continental, entre outros clássicos que vão desde os anos 1920 até 1960. Durante o passeio você escuta trilha sonora de Elvis Presley.
End: Av das Hortensias, 4151. Funciona todos os dias, das 8h às 18h
6 – Snowland
Quer ter o gostinho de pisar na neve? Conheça a primeira pista de esqui indoor das Américas, uma das principais atrações de Gramado. O ingresso do Snowland dá direito a várias atividades, como patinação no gelo, carrinho bate-bate, simulador 7D e pelo menos duas horas na área de neve.
End: Saída de Gramado para Nova Petrópolis – RS 235, 9.009 | Tel: (54) 3295-6000. De segunda a domingo, das 10h às 17h
7- Museu da Moda
O museu conta a história da moda através de um grande acervo de vestuário feminino, desde a época de Cristo até os dias atuais. Maior nome da alta costura gaúcha, Milka Wolff criou o lugar, que possui 2.500 m² quadrados.
End: Ligação Gramado-Canela, av. Ernani Kroeff Fleck, 1810, Canela | Tel: (54) 3282-1121| Aberto de 2ª a 6ª das 10h às 18h; sábado, domingo e feriado das 10h às 19h
8 – Mundo a Vapor
Mais um museu imperdível! Nesse aqui você confere réplicas de locomotivas (aliás, a entrada do lugar já chama atenção! Há a remontagem do trágico acidente ferroviário que ocorreu em 1895 na capital da França, Paris. Uma locomotiva em alta velocidade e desgovernada, cruzou a parede e ficou preso a uma altura de 12 metros, sem tocar o chão).
End: Ligação Gramado-Canela, av. D. Luiz Guanella, 1247, Canela | Tel: (54) 3282-1125 | Aberto todos os dias das 9h às 17h
9 – O Reino do Chocolate
O Reino do Chocolate foi inaugurado em 2008. Ainda na porta, você é recepcionada por um enorme coelho de chocolate (na realidade, o maior do mundo! Já entrou até no Guinness Book, pesa 1.640 quilos e tem 2,95 de altura)
Durante a visita, é possível conhecer um pouquinho da história do chocolate através de um passeio dentro do Reino em uma área de 1,6 mil metros quadrados.
End: Av. das Hortênsias, 5382. Tel: (54) 3286-3588
10 – Bondinho


Passeio de bondinho (Foto: Parques da Serra)
O Bondinhos Aéreos , no Parques da Serra, é uma das grandes atrações da região para conferir o cartão postal da serra gaúcha: a Cascata do Caracol. O parque possui uma área grande com lojas, lanches e café, embarque dos bondinhos e o Espaço das Esculturas que Falam (80 animais talhados em madeira emitem sons ao serem tocados).
End: Continuação da Estrada do Caracol, Estrada da Ferradura, 699. | Tel: (54) 9205-9810| Aberto diariamente das 7h às 18h.
*Crédito das fotos: GramadoCanela
O blog Melhor com Você também passou por Gramado! Confira mais dicas da cidade aqui!
que delicia! Imagino que Gramado deve ser uma delícia de destino, tanto para comer quanto pra passear… adorei o post cheio de dicas!
Adooooro posts objetivos assim! Fui a Gramado anos atrás e pude conhecer um pouquinho do que disse, mas vi que ainda faltam algunns lugares pra completar essa lisitinha de 10 coisas pra se fazer lá! O Lago Nego é lindo demaaaais, lembro da paz do lugar!
Gramado sem dúvida é um dos meus destinos prediletos no Brasil! É sempre uma delícia viajar para lá! A cidade é muito charmosa e dinâmica, sempre com alguma novidade em seu roteiro turístico! Parabéns pelo post!
Adoro ler sobre Gramado, sempre há uma novidade! Quando fui, não existia o bondinho.. kkk.. a long time ago, mas os chocolates já faziam sucesso.
Qual é a melhor época para visitar Gramado? O transporte público funciona? Qual foi o lugar que mais gostou?
Maravilhosa esta sua lista de programas em Gramado!! Amo o Lago Negro, o Mini-Mundo, as ruazinhas da cidade! Já fui 5 vezes e não canso! Mas nunca fui ao museu do automóvel, já que não curto carro. Porém sei que, quem curte, adora a visita! E falta eu visitar o Snowland também! Na sexta vez que for à cidade, visitarei!!
Gramado é um dos lugares que mais amei conhecer, lindo e encantador. Quando fui não tinha nem metade das atrações que você citou como por exemplo Snowland, bondinho, rua torta entre outros. Preciso retornar e conhecer as novas atrações e reviver boas lembranças dessa cidade linda. Adorei as dicas bjs.. Dá pra ir nas atrações com transporte público? quando fui não era possível.
Quando fomos a Gramado fizemos quase tudo das suas indicações, so faltou o museu da moda. Como estávamos com a nossa filha, fizemos a Aldeia do Papai Noel e o Vale dos dinossauros que são atrações bem bacana para crianças. Seu post me deu saudades de voltar!
Fui à Gramado há 13 anos e vi que muita coisa mudou por lá. Quero ir este ano e estou em dúvida se fico 4 ou 7 dias. O que sugere?