Eu adoro visitar vinícolas pelo mundo (mesmo quando algumas delas são furadas.. rs), mas fiquei bem curiosa quando recebi esse roteiro sobre a Rota do Whisky na Escócia! Oi???
Apesar de não ser amante da bebida, eu me aventuraria super nessa trip. Rica em história e paisagens pitorescas, a Escócia guarda também a produção do whisky mais tradicional do mundo, com cinco regiões produtoras: Campbeltown, Highlands, Lowlands, Speyside e Islay. São mais de 100 destilarias em funcionamento em todo o país, com cerca de 40 delas concentradas em Speyside. A viagem ainda inclui passagem por Edimburgo, visitas a seis destilarias, passeios a castelos, entre outros..
A Snew Travel realiza o roteiro regularmente e compartilha com a gente algumas dicas! Quem se anima?


Castelo de Ballindalloch (Foto: Visit Scotland)
Speyside
Onde se hospedar – Com chegada pelo aeroporto de Inverness, capital da famosa região das Highlands, uma boa opção é se hospedar em Elgin, cidade bem localizada para explorar Speyside.
Destilarias – Visite a Strathisla, conhecida como “a Casa de Chivas”, Glenfiddich, que por muitos anos foi a marca de single malts mais vendida em todo mundo, Glen Moray, pioneira na maturação em barris que já tiveram outras bebidas, Macallan, considerada por muitos o Rolls Royce dos single malts escoceses por sua elegância e sabor marcante, Cardhu, que destina cerca de 75% de sua produção para a linha Johnnie Walker, e Glenlivet, detentora do título de marca mais vendida de single malts em todo o mundo e conhecida por sabores suaves e florais.
Entre um gole e outro, também dá pra conhecer o Knockando Wool Mill, um antigo moinho de lã que produz os tradicionais tecidos na estampa Tartan da Escócia, e o castelo de Ballindalloch, rico em história e jardins floridos.
Edimburgo
Onde se hospedar – São aproximadamente 3 horas e meia entre Speyside e a capital da Escócia. Vale esticar até lá! Uma boa pedida é hospedar-se na Royal Mile, principal via do centro histórico da cidade, conhecido como Old Town. A região preserva os aspectos da vila medieval que foi um dia (imaginaaa se sentir em um filme antigo?!!♥)


Igreja de St. Gilles (Foto: Visit Scotland)
O que ver – De Royal Mile, é possível explorar a pé as maiores atrações da cidade: Igreja de St. Gilles, Castelo de Edimburgo e Scotch Whisky Experience (atração imperdível para quem está traçando a rota do whisky).
Tem mais!! Aguenta mais uma dose? Aproveite os pubs da cidade. O The White Hart Inn, é o mais antigo da cidade (aberto desde 1516!!), ou o The Last Drop Pub, ambos localizados no Grassmarket.
New Town, considerada uma obra-prima de planejamento urbano, também não pode ficar fora de seu roteiro. Lá você pode explorar lojas, parques e construções em estilo neoclássico. Há, ainda, o Scott Monument, um tributo ao mais famoso autor escocês, Sir Walter Scott (1771-1832), que é uma torre em estilo gótico vitoriano, com 60,9 metros de altura (o maior do mundo em homenagem a um escritor).


Scott Monument (Foto: Expedia)
A viagem acontece em setembro!!
Nossa! Nunca tinha ouvido falar mas fiquei interessadíssimaaaaa! Que legal compartilhar, viu? obrigada e parabéns pelo post!
Que máximo! Eu tb não sou fã de wisky, prefiro Vodka, champa, vinho ou mesmo uma cervejinha, mas meu marido gosta, ele ia adorar fazer esse passeio! Ah, e claro que o passeio eu ia curtir fazer também, é sempre interessante conhecer o processo de produção dessas bebidas! Beijão
Nunca tinha ouvido falar. Também não sou muito chegada em whisky, mas acho que vale a experiência, até porque esses lugares aí, são tão charmosos…. Sei que meu marido ia amar, já que é fã de whisky kkkkk!! =)
Não sou uma amante do Wisky, mas tem histórias que vale a pena conhecer… A bebida é interessante, mas a parte gótica ganha disparado.
Eu faria uma viagem dessas com certeza.
Nossa! Nunca tinha ouvido falar! Adoro quando o destino nos apresenta esses roteiros… Sempre que tem uma vinícola ou uma cervejaria, eu visito! Mas rota do Wisky eu nunca imaginei… rs Muito legal saber, quem sabe um dia eu faço! Ai eu conto pra você como foi 😉
Que interessante gente! Uma rota assim deve ser legal. hahaha! Nunca imaginei que tinha essa rota. Já sei o que fazer quando for turistar na Escócia. Parabéns pelo post! 😉
Olha que bacana! Já vi muuuitas rotas de vinho, agora, de whisky é a primeira vez que vejo haha. A Escócia é um lugar belissimo, que tenho muita vontade de conhecer <3
Eu me aventuraria muito fácil, pode convidar a gente para essa Trip, como tem lugares lindos nesse mundo neh, só me falta tempo e grana para conhecer todos os lugares, por que bom gosto a gente tem ! Eu não sou muito fã de Whisky, mas ai eu provaria variooooos ! grande abraco
Nunca tinha ouvido falar sobre este roteiro, mas deve ser incrível pelo que li aqui. Também não sou muito fã da bebida, mas gostaria de fazer este passeio. Obrigado por compartilhar conosco.
Nossa que curioso, eu não conhecia e achei super interessante. Não sou fã de whisk mas toparia conhecer. Parabéns pelo post adorei beijos
Nossa que curioso, eu não conhecia e achei super interessante. Não sou fã de whisky mas toparia conhecer. Parabéns pelo post adorei beijos
Que irado! NUnca tinha ouvido falar de rota de whiskey, meu namorado ia ficar doidooo, ele ama!
Que lugar mais lindo, bem medieval mesmo.
Amei as fotos, definitivamente entrou para a lista de desejos.
Beijokas.
Carol
Não conhecia essa rota, apesar de não beber, faria esse passeio só pelos belíssimos castelos! Que lugares.
Eu não conhecia essa rota e, apesar de não beber, faria esse passeio só pelos castelo. Que lugar!
Detesto whisky, mas adorei o post … kkkk
Lugares lindos para se conhecer. Posso aproveitar os pubs de outra maneira?!
Parabéns pelo post.
Poxa, que curioso essa Rota do Whisky! Confesso que não sou nada fã da bebida, mas meu marido iria adorar. Sem contar que a experiência de andar pelas Highlands e ver essas paisagens incríveis escocesas, pra mim, seria o ponto forte do passeio.
pra mim valeria mais pelos passeios tb!! hahahaha
Assim como vc, tb adoro conhecer vinícolas, mas esse de whisky nunca fiz! Estive na Escócia em Maio e eles realmente são apaixonados pelo whisky. Deve ser uma experiência bem legal essa rota.
É um passeio fora do comum!!
Fui para Escócia e não fiz esse tour pq não curto whisky, mas são coisas que a gente deveria fazer mesmo assim pela experiência né :))
sim com certeza, vale pela experiencia!!
Babei nessas fotos e nessas dicas!! Adorei, nunca tinha ouvido falar em rota do whisky, e adorei todas as dicas! obrigada por compartilhar conosco.
Muitoo legal conhecer passeios diferentes ne!!
Babei nessas fotos e nessas dicas!! Adorei, nunca tinha ouvido falar em rota do whisky, e adorei todas as dicas! obrigada por compartilhar conosco.
Obrigada Luana!!