Você decidiu viajar sozinha para um lugar paradisíaco e mal pode esperar pra encher o seu Instagram com imagens fantásticas. Sim, vai ter overposting! Mas… peraí… Quem vai clicar as suas fotos? Afinal, não vai ser legal voltar das Maldivas, por exemplo, com um álbum lotado de selfies que poderiam ter sido tiradas em qualquer outro lugar…

11phto

Por isso, anote todas as dicas e boa viagem!

1ª lição – O que devo levar?

Mini tripé flexível – você pode grudá-lo em qualquer lugar, no chão, carro, em uma árvore, na janela, tudo depende da sua imaginação…

Pau de selfie – apesar de tão zoado, ele também entra na lista e faz toda a diferença na hora do clique porque você consegue pegar um ângulo maior. Uma boa dica para tirar selfie é posicionar a câmera por cima da sua cabeça. Assim o cenário fica mais atrativo e você consegue mostrar o que tem a sua volta.

Flash selfie – Tá escuro e o seu smartphone não consegue capturar o ambiente? Sem problemas! Esse acessório vai te salvar. Basta encaixar ele na parte superior da câmera. O resultado é incrível!

Minilentes – No mesmo estilo existem ainda mini lentes que podem ser colocadas no telefone. Há opções como grande angular (mostra um campo amplo de vista), fisheye (a famosa olho de peixe cria a impressão de uma enorme profundidade de campo), macro (usadas para tirar fotos detalhadas de pequenos objetos como insetos e flores) e teleobjetiva (aproxima o objeto).

Go Pro – Para quem tem grana, a dica é investir em uma Go Pro e seus milhões de acessórios. Além do bastão selfie, vale comprar o bastão flutuante. Ele ajuda a salvar sua câmera caso ela caia no mar. Que tal efeitos na água? Você já deve ter se deparado com alguma imagem feita a partir do famoso dome. O aparelho de superfície arredondada cria o esperado efeito aquático, afastando a linha d’água da lente da câmera. Isso permite capturar em um mesmo clique o que acontece embaixo e em cima da água.

Drone – O equipamento é incrível para filmagens aéreas, mas não é algo fácil de carregar na mala. Avalie, vale o trambolho?

783142

 2ª lição – Aproveite os recursos da sua câmera

Temporizador – Esse é, possivelmente, uma das melhores maneiras de tirar fotos sozinho. O timer do seu aparelho vai te ajudar a conseguir fotos bem legais. Geralmente você escolhe entre intervalos de 3 e 10 segundos. Use o recurso junto com um tripé ou pau de selfie.

Burst mode – O disparo contínuo é uma verdadeira mão na roda. Você consegue tirar várias fotos na sequência e o resultado pode ser divertidíssimo. Pule, faça caras e bocas, mude de posição…

Time-lapse – Sabe aquele pôr do sol lindo que você sempre quis registrar do início ao fim? Essa técnica cinematográfica é capaz de contar determinado acontecimento num espaço de tempo muito menor que o original. Ex: tenha imagens de carros andando, pessoas atravessando ruas, nuvens se mexendo. Inclua você também na foto, apoie a câmera em um tripé e faça diversos movimentos. O recurso existe na maioria dos smartphones.

Confira mais dicas na matéria que fiz para o UOL: “Quem clica as fotos quando você viaja só? Não estamos falando de selfies

Panorâmica – A técnica serve para você pegar um cenário em 360 graus. Entre na câmera fotográfica, toque sobre a tela e arraste o dedo, deslizando-o para o lado. Ao fazer isso, você perceberá que existem diferentes opções de fotografia. Selecione o modo “Panorama”;. Clique no botão para tirar a foto, depois mova continuamente seu celular, até capturar todos os elementos desejados (caso seu telefone não possua esse recurso, baixe o aplicativo Câmera Cardboard. Ele funciona da mesma maneira)

2 em 1 –  Sozinho, é difícil filmar e fotografar ao mesmo tempo, certo? Por isso, enquanto estiver filmando, tire frames do vídeo. Para fazer isso, basta começar a gravar. O botão de fotografia aparece ao lado do disparador da câmera. Simplesmente clique nele (não será preciso parar a filmagem).

selfie-meme-1

3ª lição – Edite as suas fotos e vídeos

CapCut – Um dos meus apps favoritos! É gratuito e facilita a edição de vídeos curtos para Reels. Também tem muitos efeitos, filtros e opção de colocar legendas.

Camera + – Te dá a oportunidade de editar imagens de inúmeras formas (cores, bordas, escrita, efeitos, ajustes, entre outros). Ele é um dos programas de fotografia mais populares!

Facetune –  Funciona pra tirar aquela espinha que apareceu durante a sua viagem, melhora o olho vermelho, rugas e olheiras e ainda dá aquela afinadinha na silhueta.

YouCam Make up – Você andou tanto durante o dia na sua trip que mal deu tempo pra retocar a maquiagem. Tudo bem! Esse programa cuida do seu visual! Dá para colocar batom, sombra, rímel, delineador e até fazer contorno!

Snapseed – É outro queridinho. São inúmeros recursos que incluem sobreposição, molduras, vinhetas, filtros, saturação, contraste, brilho, perspectiva… Você não vai se arrepender!

Quik – É o editor de vídeos da Go Pro (mas você não precisa ter necessariamente só a câmera para poder usá-lo). Ele te ajuda a escolher os vídeos, coloca música, texto e efeitinhos bacanas!

Google Photos – Ninguém quer perder as fotos de viagem, certo? Porém, esteja preparado para uma possível emergência (furto, defeito, celular na água..). Baixe o Google Photos, ele funciona como um ICloud, mas de graça! As imagens que você salva em sua galeria vão direto pra lá. E você pode acessá-las depois pelo computador.

Dica bônus!

400520d4dc0e5be5af61838a65fd45d6

Vale pedir ajuda a outros viajantes? Claro, mas fique atento a alguns detalhes:

  • Escolha alguém que esteja com equipamentos legais, a chance de errar é menor.
  • Viu um casal ou uma pessoa sozinha? Se ofereça para tirar uma foto. Eles vão amar a gentileza. Aí depois é só pedir a sua imagem, tenha certeza que qualquer um retribuirá esse favor sorrindo.
  • Mostre a pessoa exatamente o que você quer na foto. Posicione a câmera e auxilie no ângulo desejado.