Aprenda a fazer imagens incríveis e fuja da selfie tradicional

Essa semana fiz mais uma matéria para o UOL Viagem. Resumi algumas dicas a fim de ajudar os mochileiros a conseguir as melhores fotos durante uma trip. Por aqui, posto o manual completo 🙂

–> Você decidiu viajar sozinho para um lugar paradisíaco e mal pode esperar pra encher o seu Instagram com imagens fantásticas. Sim, vai ter overposting! Mas… peraí… Quem vai clicar as suas fotos? Afinal, não vai ser legal voltar das Maldivas, por exemplo, com um álbum lotado de selfies que poderiam ter sido tiradas em qualquer outro lugar…

11phto

Por isso, anote todas as dicas e boa viagem!

1ª lição – O que devo levar?

Mini tripé flexível – você pode grudá-lo em qualquer lugar, no chão, carro, em uma árvore, na janela, tudo depende da sua imaginação…

Pau de selfie – apesar de tão zoado, ele também entra na lista e faz toda a diferença na hora do clique porque você consegue pegar um ângulo maior. Uma boa dica para tirar selfie é posicionar a câmera por cima da sua cabeça. Assim o cenário fica mais atrativo e você consegue mostrar o que tem a sua volta.

Flash selfie – Tá escuro e o seu smartphone não consegue capturar o ambiente? Sem problemas! Esse acessório vai te salvar. Basta encaixar ele na parte superior da câmera. O resultado é incrível!

Mini lentes – No mesmo estilo existem ainda mini lentes que podem ser colocadas no telefone. Há opções como grande angular (mostra um campo amplo de vista), fisheye (a famosa olho de peixe cria a impressão de uma enorme profundidade de campo), macro (usadas para tirar fotos detalhadas de pequenos objetos como insetos e flores) e teleobjetiva (aproxima o objeto).

Go Pro – Para quem tem grana, a dica é investir em uma Go Pro e seus milhões de acessórios. Além do bastão selfie, vale comprar o bastão flutuante. Ele ajuda a salvar sua câmera caso ela caia no mar. Que tal efeitos na água? Você já deve ter se deparado com alguma imagem feita a partir do famoso dome. O aparelho de superfície arredondada cria o esperado efeito aquático, afastando a linha d’água da lente da câmera. Isso permite capturar em um mesmo clique o que acontece embaixo e em cima da água.

Drone – O equipamento é incrível para filmagens aéreas, mas não é algo fácil de carregar na mala. Avalie, vale o trambolho?

783142

 2ª lição – Aproveite os recursos da sua câmera

Temporizador – Esse é, possivelmente, uma das melhores maneiras de tirar fotos sozinho. O timer do seu aparelho vai te ajudar a conseguir fotos bem legais. Geralmente você escolhe entre intervalos de 3 e 10 segundos. Use o recurso junto com um tripé ou pau de selfie.

Burst mode – O disparo contínuo é uma verdadeira mão na roda. Você consegue tirar várias fotos na sequência e o resultado pode ser divertidíssimo. Pule, faça caras e bocas, mude de posição…

Time-lapse – Sabe aquele pôr do sol lindo que você sempre quis registrar do início ao fim? Essa técnica cinematográfica é capaz de contar determinado acontecimento num espaço de tempo muito menor que o original. Ex: tenha imagens de carros andando, pessoas atravessando ruas, nuvens se mexendo. Inclua você também na foto, apoie a câmera em um tripé e faça diversos movimentos. O recurso existe na maioria dos smartphones.

Panorâmica – A técnica serve para você pegar um cenário em 360 graus. Entre na câmera fotográfica, toque sobre a tela e arraste o dedo, deslizando-o para o lado. Ao fazer isso, você perceberá que existem diferentes opções de fotografia. Selecione o modo “Panorama”;. Clique no botão para tirar a foto, depois mova continuamente seu celular, até capturar todos os elementos desejados (caso seu telefone não possua esse recurso, baixe o aplicativo Câmera Cardboard. Ele funciona da mesma maneira)

2 em 1 –  Sozinho, é difícil filmar e fotografar ao mesmo tempo, certo? Por isso, enquanto estiver filmando, tire frames do vídeo. Para fazer isso, basta começar a gravar. O botão de fotografia aparece ao lado do disparador da câmera. Simplesmente clique nele (não será preciso parar a filmagem).

selfie-meme-1

3ª lição – Edite as suas fotos e vídeos

Camera + – Te dá a oportunidade de editar imagens de inúmeras formas (cores, bordas, escrita, efeitos, ajustes, entre outros). Ele é um dos programas de fotografia mais populares!

Facetune –  Funciona pra tirar aquela espinha que apareceu durante a sua viagem, melhora o olho vermelho, rugas e olheiras e ainda dá aquela afinadinha na silhueta.

YouCam Make up – Você andou tanto durante o dia na sua trip que mal deu tempo pra retocar a maquiagem. Tudo bem! Esse programa cuida do seu visual! Dá para colocar batom, sombra, rímel, delineador e até fazer contorno!

Snapseed – É o queridinho do momento, e sem dúvida, um dos melhores. São inúmeros recursos que incluem sobreposição, molduras, vinhetas, filtros, saturação, contraste, brilho, perspectiva… Você não vai se arrepender!

Quik – É o editor de vídeos da Go Pro (mas você não precisa ter necessariamente só a câmera para poder usá-lo). Ele te ajuda a escolher os vídeos, coloca música, texto e efeitinhos bacanas!

Google Photos – Ninguém quer perder as fotos de viagem, certo? Porém, esteja preparado para uma possível emergência (furto, defeito, celular na água..). Baixe o Google Photos, ele funciona como um ICloud, mas de graça! As imagens que você salva em sua galeria vão direto pra lá. E você pode acessá-las depois pelo computador.

Dica bônus!

400520d4dc0e5be5af61838a65fd45d6

Vale pedir ajuda a outros viajantes? Claro, mas fique atento a alguns detalhes:

  • Escolha alguém que esteja com equipamentos legais, a chance de errar é menor.
  • Viu um casal ou uma pessoa sozinha? Se ofereça para tirar uma foto. Eles vão amar a gentileza. Aí depois é só pedir a sua imagem, tenha certeza que qualquer um retribuirá esse favor sorrindo.
  • Mostre a pessoa exatamente o que você quer na foto. Posicione a câmera e auxilie no ângulo desejado.
Anúncios

20 comentários em “Aprenda a fazer imagens incríveis e fuja da selfie tradicional

  1. Aprendi a lição de para quem pedir fotos as duras penas, pois no início eu pedia fotos e qnd olhava o resultado o fotógrafo só me retratou sem a paisagem… podia ser em qq lugar a ft. Não conhecia as suas dicas da 3º lição e já vou procurar os programas que não conheço ainda. Muito bom o post!

    Curtir

  2. Por sorte, viajo com meu marido e nossos 2 filhinhos e nunca faltamos de braços para as fotos pessoais. Ja, quando chega a hora de tirar aquela foto em família, também saímos o tripe e a camera e quando estamos com aquela preguiça matadora de transportar a mochila pesadíssima, pedimos para as pessoas ao redor. Esta certa que o melhor para ter uma foto perfeita é de mostrar o que queremos, como segurar o celular e ainda de explicar que precisa ter nossa carona foto 🙂

    Curtir

  3. Que tudo gente! Arrasou no post. Esse post é útil para qualquer viajante. Haha! Aliás, quem não quer ter uma foto de um momento marcante? Com essas dicas não tem erro! A selfie perfeita sai. Haha! Adorei todas as dicas!

    Curtir

  4. Adorei o post. Mesmo pra quem não viaja sozinha, as vezes não conseguimos fazer fotos boas.. então essas dicas foram excelentes… gostei mesmo… tem uns aplicativos que vc indicou que vou testar.. valewwww

    Curtir

  5. Arrasouuuu nas dicas! Realmente tirar fotos quando está viajando sozinho é uma dificuldade (e eu odeio selfie). então sempre peço pra alguem tirar, mas quando vejo o resultado, Jesus amado! hahahahah as pessoas não sabem tirar foto! Essas dicas são ótimas!

    Curtir

  6. Arrasoooooou neste post! Eu sempre fico na dúvida de como faço para tirar fotos sozinhas hahah amei as dicas e com certeza irei usá-las 🙂
    P.S amei as ilustrações haha

    Curtir

  7. Muito boas as dicas. Eu já viajo com alguns equipamentos que ajudam bastante, feito tripe, e outras novidades aqui já vou aderir pra minha próxima viagem que será logo logo. Post muito útil.

    Curtir

  8. Muito legal as dicas e ajuda muito na hora de bater fotos sem depender de ninguém! Sempre bom estar com equipamentos para nos ajudar. Adorei as fotos ilustrativas no post rs

    Curtir

  9. Muito bacana as dicas! Não vivo sem alguns acessórios que você citou: tripé e pau de selfie são vida! O app Câmera+ também me salva com a edição das fotos. E um acessório bem bacana que adquiri e que também me auxilia bastante é o Dji Osmo Mobile, um ótimo estabilizador para vídeos de celular que devido ä praticidade é o que mais uso atualmente. Dar um ar mais profissional äs edições. Parabéns pelo post!

    Curtido por 1 pessoa

  10. Vou fazer a minha primeira viagem sozinha em Janeiro. Um dos meus medInhos é: como fazer fotos de boa qualidade de mim mesmo sozinha? Seu post me caiu como uma luva. Obrigada.

    Curtir

  11. Compramos o spark agora, é um drone bacana porque passa despercebido, mas pilotar não é facil não. Estou louca numa mini lente também! Fora isso aposto muito em Gopro e em pedir fotos pra chineses.. hahaha é imperdível como eles batem bem. Adorei as dicas, vou testar várias!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s